Infoweek – EM Leandro Franceschini

Bom dia!!

Ontem tive o prazer de conduzir uma palestra sobre Linux, Windows e Segurança na Escola Municipal Leandro Franceschini em Sumaré, SP, como parte do programa de Iniciativa Acadêmica da IBM (ver post anterior).

Antes de mais nada gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que me receberam de braços abertos na escola, seja da parte da direção ou de todos os alunos que assistiram à palestra demonstrando bastante interesse e partipação! Valeu galera! 🙂 Obrigado também ao pessoal da IBM pelo convite e pela oportunidade!

Como tinha prometido estou colocando a minha palestra de ontem. Removi o template e figuras porque não posso disponibilizar no site algo que não é de minha propriedade. Mas o texto e as figuras que eu fiz estão todos aí! Ah, e a lincença que usei para disponibilizar é uma da Creative Commons, que segue a filosofia do Software Livre, mas voltada para a publicação de trabalhos artísticos e outros documentos.

É legal conhecer esse tipo de coisa. Quando forem publicar alguma coisa na internet vocês devem deixar claro o que as outras pessoas podem ou não fazer com seu trabalho, senão correm o risco de sua obra ser usada de maneira abusiva por alguém.

Mais informações sobre a Creative Commons (CC) em: http://creativecommons.org/ e sobre a licença que eu especificamente utilizei em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt

Bom, mas é isso, a apresentação está em formato PDF então precisa de um leitor de PDF como o Acrobat Reader (no Windows) ou Xpdf, Kpdf, etc (no Linux).

Ontem no final, alguém, se não me engano o Jean (escrevi certo o seu nome? me desculpe se errei) comentou sobre as vantagens de se usar o Linux se alguns programas ainda não funcionam direito e tal… Eu respondi e tal, mas acho que faltou falar uma coisa principal, aprender uma coisa nova. Veja o meu caso, comecei a brincar com Linux quando estava no 1 colegial meio que “por graça”, pra ver qual era, como funcionava e tal… acabei ficando acostumado, quebrei a cabeça, mas aprendi! Mal sabia eu que oito anos depois eu estaria sendo entrevistado para um emprego onde saber Linux era fundamental… por causa desse dia em 1998 quando eu resolvi fuçar no Linux consegui um estágio, e depois um ótimo emprego. Então motivos não faltam 🙂

Queria pedir também para aqueles que foram à palestra deixarem aqui comentários dizendo o que gostaram e o que não gostaram. Falar que não gostou de alguma coisa não vai me ofender, nem vou achar nada de errado, o que eu quero é saber como melhorar para que cada vez mais esses encontros sejam mais legais e proveitosos!! Então falem mesmo, o que gostaram e o que podia ter sido melhor! Indo lá na frente ontem eu aprendi muito também, podem ter certeza!

Grande abraço!

Fleury

Download da palestra em PDF –> Apresentação Linux, Windows e Segurança

9 thoughts on “Infoweek – EM Leandro Franceschini

  1. Boa Tarde Eduardo!

    Gostaria de agradecer e parabenizá-lo pela palestra de ontem e pela dedicação que teve em passar o conteúdo para nós!
    Consegui solucionar diversas dúvidas que tinha, pois através de exemplos você transformou o conteúdo em algo fácil de se compreender!

    Muito Obrigada!
    Abraços e sucesso para você!

  2. Olá Eduardo,

    Como a Grasieli, gostaria de ressaltar que o uso de exemplo fez com que a palestra se tornasse algo bem explicativo, e não “linguagem de baixo” digamos assim… Sobre a palestra, o que eu achei legal foi a explicação das formas de ataques e de malware, coisas que estamos a todo momento lendo ou vendo, ou até vivenciando, mas que não ficava muito claro, ao menos pra mim, como os crackers agiam.
    Uma coisa que eu achei o máximo também foi a comparação entre Linux e Windows, agora eu sei o porque algumas pessoas dizem que o Windows é ruim. E conheci um pouco da estrutura do Linux, que inclusive, já me inscrevi e solicitei a minha copia para a comunidade Ubuntu-BR (http://www.ubuntu-br.org/)! E outra coisa que eu gostei muito foi sobre a explicação simplificada e direta que deu para a pergunta do meu amigo Isaque (Dedé) sobre IP v.6 e IPv.4.
    Agora sobre algo que eu não tenha gostado… Bom… Não me recordo, realmente, sem adulação, eu fiquei fascinado e preso ao assunto, e com toda certeza se algo que foi falado não tivesse me agradado, com certeza eu não teria essa atitude. Novamente, obrigado pela belíssima palestra apresentada ontem e espero que o programa de Iniciativa Acadêmica da IBM, progrida e tenha muito sucesso, para benefício de nós todos.

    Atenciosamente,

  3. Eai Edurado
    ta escriot certo “JEAN” hehehe
    cara muito boa a palestra ein parabens…

    A minha duvida sobre linux ou windows, é devido aos programas que estamos acostumado a trabalhar, pois trabalho com photoshop, e nao existe este pra Linux, o que vc indicaria, ou existe algo que simule a plataforma Windows no Linux,??.

    Sempre tive e tenho muita vontade, inbteresse em utilizar Linux porem em meio a essas situaçõe nós usuarios ficamos meio sem saida desse “CICLO VICIOSO MICROSOFT” hehe

    Abração cara, valeu msm t + ae!

  4. Pessoal! Muito obrigado pelos comentários e palavras de agradecimento!

    Jean, sim, temos um programa semelhante ao Photoshop no Linux, ele se chama GIMP e pode ser facilmente instalado na maioria das distros.

    Existe também um simulador de Windows que roda no Linux que se chama “Wine”, com o Wine você roda programas de Windows no Linux, mas não é todo programa que funciona e/ou que fica rápido. Por exemplo, rodar um Photoshop em cima do wine não dá… mas algum programa mais simples vai bem sim.

    Mas é aquilo que eu falei, Photoshop é um caso a parte… pra muita coisa o GIMP resolve, mas tem coisa que só no Photoshop mesmo, e daí só Windows.. 🙁 Isso também acontece com alguns jogos, que só tem pra Windows. Mas isso não impede que alguém use Linux e Windows na mesma máquina, dependendo do caso você usa um ou o outro. Eu mesmo tenho o Windows no laptop da IBM e se precisar eu uso.

    Abraços!

  5. Eae Fleury!

    Muito boa, a sua palestra…Parabéns!… Aprendi bastante coisa q ainda não conhecia.
    Gostei da sua palestra, não tenho o q reclamar. Depois de ter presenciado esta palestra, eu vou proucurar me entrosar mais com o LInux, achei ele bem interessante. Só não tinha usado o Linux ainda por não ter compatibilidade com os programas q uso diariamente, mas agora fiquei interessado em usa-lo.

    Parabéns mas uma vez e Obrigado!

    Abraços!!

  6. Pingback: eduardofleury.com » Conseguindo CDs do Linux Ubuntu no Brasil

  7. Olá Eduardo,
    parabéns pela iniciativa !

    Diferente da galera que fizeram os comentários anteriores, estou no 3º ano de info da escola e também assisti sua palestra ! foi muito boa, objetiva, você conseguiu criar o interesse pelo Linux na maioria das pessoas. Muito boa mesmo ! parabéns,

    obrigado pelo esforço,
    estaremos sempre aguardando mais uma palestra dessa !

    Obrigado.

  8. Olá Eduardo, tudo bem ?

    Fui convidado para assistir sua palestra no Leandro Franceschini. Achei a palestra muito abrangente em relação ao GNU Linux e Segurança e com certeza muito participativa em relação aos que estavam presentes nesta.

    Parabenizo- o por tal disposição e pelo fantástico trabalho divulgado em relação ao material exposto.

    Mais uma vez, parabéns !

Leave a Reply